domingo, 21 de novembro de 2010

MARIA BRIGADEIRO!!!

Hoje, vou postar a entrevista que fiz com a criadora e chef do ateliê gastronômico Maria brigadeiro: Juliana Motter. Primeiramente, eu gostaria de agradecer pela sua generosidade em aceitar o nosso convite e pelo seu tempo em responder as nossa perguntas.. e acrescentar que eu amooooo brigadeiro, e amei esta sua idéia de uma ateliê gastronômico exclusivo para brigadeiro. Seja bem vinda ao nosso blog!!!!


Em princípio é importante fazer um pequena introdução da nossa entrevistada. Juliana  Motter, a criadora e a chef do atelier Maria brigadeiro formou-se em gastronomia e especializou-se no seu doce mais que predileto ( e nosso também): o brigadeiro. por isso, há três anos lançou o atelier maria brigadeiro, o primeiro atelier gourmet ( depois dela muitas outros surgiram pelo país afora) especializado unica e exclusivamente neste tipo de doce: o brigadeiro. (que tal, está bom para você??)

1. por que fazer gastronomia??
Minha avó era doceira e sempre quis ser sua sucessora na cozinha, mas acabei jornalista. Mas veja que ironia do destino: me especializei justamente em matérias sobre comida, e para falar com mais propriedade sobre o tema, fiz diversos cursos e uma faculdade de gastronomia. Nunca associei uma coisa com a outra, mas foi essa base técnica somada àquela paixão de infância que fez finalmente em me assumir doceira aos 32 anos.

2. por que resolver criar um atelier exclusivo em preparar brigadeiro??
Amo brigadeiro e na minha cozinha ele sempre foi o doce da vez. Trazia um chocolate suíço carérrimo (daqueles que a gente como um quadradinho por semana e deixa derreter devagarinho na boca para durar mais) , fava de baunilha bourbon ou flor de sal  de uma viagem e eles  invariavelmente iam parar numa receita de brigadeiro.  Nessas experiências de substituir ingredientes fui comprovando uma certeza que sempre tive comigo: a de que o brigadeiro só era um doce popular porque era subestimado pelas pessoas e que ele precisava ser descoberto como um doce de gente grande, não apenas de festa de criança. Para fazer valer minha campanha, sempre costumava levar brigadeiros incrementados nos aniversários das pessoas. E não é que deu certo? O problema (risos) é que só eu fazia brigadeiros diferentes e choviam encomendas. Quando vi, já tinha pedido demissão do jornalismo e passava dias e noites preparando receitas diferentes de brigadeiro numa casinha rosa de vila que batizei de Maria Brigadeiro - um doce apelido de infância.  

3. no seu site você fala que o brigadeiro é exclusividade do brasil??
Sim, ele é o mais brasileiro dos doces, surgiu aqui mesmo, sem a influência portuguesa que impera na doçaria nacional. Sua história é bem curiosa. O brigadeiro era conhecido como negrinho no Rio Grande do Sul, onde teria surgido. Ele não era um doce expressivo até fazer parte das festas de campanha de um tal brigadeiro Eduardo Gomes, que disputou as eleições presidenciais em 1945. Com o sugestivo slogan "vote no brigadeiro que é bonito e é solteiro" seu eleitorado era formado basicamente de mulheres que, claro, ficaram fãs dos tais docinhos de chocolate. Eduardo Gomes perdeu as eleições para o general Eurico Gaspar Dutra mas sua patente ficou no doce, que de tanto ser apresentado como "o preferido do brigadeiro" ficou conhecido simplesmente como brigadeiro. 

4. como é sua clientela?? formada basicamente por mulheres??
Sempre tivemos mais mulheres na loja, mas com o lançamento da caixa TPM (que é uma embalagem de remédio com 8 brigadeiros que brincam com a idéia de acabar com a tensão pré-menstrual) nunca tivemos tantos clientes homens. Como eles são as principais vítimas do problema (risos), eles vem comprar de presente para as suas mulheres. 

5 o atelier traz sempre novidades, como a caixa tpm e agora tem o panetone, não é?!? sempre há novidades??
Estou sempre criando coisas novas, acho o brigadeiro profundamente inspirador. 

6. e o livro que você escreveu, fala de brigadeiro, certo?? 
Ele é o primeiro registro literário sobre brigadeiro no Brasil e conta a história do brigadeiro, curiosidades sobre o doce e traz uma série de dicas e receitas para incrementar nosso bom e velho brigadeiro. 

7. e as pessoas que quiserem encomendar, conhecer tanto o livro quanto os seus brigadeiros, como fazer??? 
Nosso site é www.mariabrigadeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário